top of page

O que fazer no meu primeiro campeonato de jiu jitsu


O momento que um aluno de jiu jitsu, se inscreve em uma competição, se inicia uma jornada sensacional, de desafios em vários campos, desafiam o ego, o medo e as condições técnicas.

Abaixo daremos algumas dicas, que te ajudarão a abordar essa experiência de melhor forma.

A Primeira coisa que o atleta deve ter é, a consciência que essa experiencia será a primeira de muitas e que ali, mas que a vitória efetiva sobre o adversário, o principal é a vitória sobre si.



O que fazer? 6 dicas!
Primeiro campeonato de Jiu Jitsu

Dividiremos as dicas em três partes.


Preparação:

Regras: Estude as regras e teste na sua escola, com lutas simuladas com pontuação, atenção especial para golpes proibidos para as faixas iniciais e atitudes que podem te desclassificar.

Peso: Outra parte importante é atingir o peso correspondente a sua categoria duas semanas antes do dia dos combates, assim seu corpo estará, completamente adaptado, física e fisiologicamente, respondendo bem ao cansaço e tempo de recuperação. Lembre-se que em campeonatos oficiais o tempo de descanso é correspondente ao tempo da sua luta na sua categoria.

Quimono reserva e faixas:

É importante levar um Quimono sobressalente, e ficar atento as regras de medição e limpeza deles, estes podem desclassificar o atleta sem mesmo haver luta.


Higiene:

Especial atenção par unhas cortadas, Quimono limpo e uso de roupa intima por baixo.


Suporte de líquidos e energia:

Levar algo que te deixe saciado e com energia e não pese na sua digestão é muito importante, a sugestão que dou é levar maça e uvas passar, fáceis de levar e de digestão sem complicações e ricas em açúcar que darão uma energia extra, outro item importante é água, no mínimo 2 litros é indispensável.


Horários e áreas de luta:

Ao chegar, veja cronograma e área de luta, para você calcular sua preparação. Caso esteja com a academia com mais colegas da mesma escola, procure saber onde esta seus companheiros, podem ser necessários para guardar seu material, é sempre bom ter esse apoio.





Antes da luta:


Aquecimento:

Dez minutos antes do horário previsto, inicie seu aquecimento, nada muito forte, mas exercícios e ativem sua musculatura sem te causar cansaço. Subir e descer a arquibancada e fazer uns “spraw” bem de leve, já te deixará ativado.


Mentalize o jogo que você veio fazer, e converse com seu professor ele determinará qual seu jogo naquele dia.

Não valorize o sentimento de julgamento do público, o iniciante acha que todos te observarão, essa impressão é errada.



Na luta:


1. Faça o que faz de melhor nos treinos.

2. Não invente nada novo ou não testado

3. Tome a iniciativa e

4. Brique por todas as posições e não aceite o oponente impor posições como pegada ou raspagens, ali não é rola de academia, muitos atletas mal-acostumados a aceitar o adversário por para baixo e aceitar fazendo guarda é o erro mais comum. Nesse dia é guerra.

5. Conheça a regra e use ela a seu favor.



Ao final da luta:

Você terá vivido uma das melhores sensações do mundo. E todos estarão orgulhosos de você. E todas aquelas pessoas que gostam de você, ganhando ou perdendo estarão sempre te apoiando.


Bem agora vai lá e conte com o apoio do seu professor ele poderá te orientar da melhor forma.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page