DÚVIDAS FREQUENTES

Qualquer um pode praticar o Jiu Jitsu?

Sim. O Jiu Jitsu é uma arte marcial baseada em forças de alavanca que permite ao praticante mais fraco e mais leve vencer um mais forte e mais pesado. Por esse motivo é indicado para todos independentemente de sua condição física, idade ou tamanho.

Estou fora de forma e desejo perder peso, consigo isso com o Jiu Jitsu?

Nas aulas de Jiu Jitsu você melhora seu condicionamento físico de forma bastante lúdica, uma vez que executando as técnicas você trabalha todo o corpo, ganhando flexibilidade e força muscular, além de uma boa queima calórica que o ajudará na perda de peso.

Qual o risco de me machucar no Jiu Jitsu?

Segurança em nossa academia é primordial, embora acidentes possam acontecer, como em qualquer outra atividade. No Jiu Jitsu a contusão geralmente acontece por descuido do próprio praticante na execução da técnica, mas a atenção de nossos instrutores a cada movimento do aluno torna este fato raríssimo, fazendo do Jiu Jitsu um esporte bastante seguro.

Em quanto tempo posso me graduar no Jiu Jitsu?

O Jiu Jitsu tem duas ordens de faixa dependendo da idade do praticante: até 15 anos o aluno recebe as faixas amarela, laranja e verde e a partir dos 16 anos, a primeira graduação é a azul seguida da roxa, marrom e preta. Temos em nossa academia um sistema de graduação definido onde você se prepara para seu exame de faixa com tempo determinado pelo número de aulas que você faz e um tempo mínimo para maturação do conhecimento.

Como funciona uma típica aula de Jiu Jitsu?

A aula inicia com um aquecimento que serve também como condicionamento físico,variando todos os dias entre alongamento, treinamento de força, explosão e etc...Após o aquecimento, vem a parte técnica com repetições dos movimentos de defesa pessoal, técnicas de domínio e ataques de chave de braço, estrangulamentos, chaves de pé e perna, deixando para o final da aula a parte de treinamento de luta.

Jiu Jitsu emagrece?

Sim, o Jiu Jitsu assim como qualquer outra atividade física ajuda no processo de aceleração do seu metabolismo fazendo com que haja a perda de peso, mas o Jiu Jitsu sozinho assim como acontece nas outras atividades não é capaz de te dar aquele corpinho belo, se você não tiver uma vida regrada e não seguir uma dieta balanceada, já temos em nosso site um post com algumas dicas de alimentação saudável que pode ajudar você.

Jiu Jitsu é recomendado para mulheres?

Sim, ele aumenta a auto-estima e a autoconfiança, trabalha todo o corpo, e ajudam a aumentar resistência física’. Como toda atividade aeróbica também acelera o metabolismo e melhoram a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentarem a flexibilidade, a coordenação motora e os reflexos.

Como me comportar dentro do dojô?

Esse questionamento foi respondido através da etiquetas no dojo, leia o artigo e aprenda o que fazer e o que não fazer dentro do tatame.

 

Como é a aula de Jiu Jitsu? Vale chute e soco?

Não é permitido chute e nem soco no Jiu Jitsu esportivo, apesar de fazer parte do currículo, mas isto será visto quando o aluno já tiver uma preparação e nível para entender e praticar estas técnicas, Para o iniciante certamente não haverá socos e chutes. A idéia do esporte é fazer uma defesa pessoal, dominando e controlando o oponente.

Como é o exame de faixas? Como é a graduação do Jiu Jitsu?

Não há com o que se preocupar desde que você esteja indo aos treinamentos. Porém, para pegar faixa você deve atender a alguns critérios como:

  • Tempo na faixa anterior;

  • Merecimento técnico;

  • Merecimento "prático", aquele treino "duro";

  • Valores morais, e éticos;

  • Evitar ter faltas e deméritos (ver tabela);

  • Dedicação ao esporte, presença nas atividades da escola;

  • No caso das crianças, idade influencia, assim como nota no colégio.

Como é a competição? Eu tenho que competir?

Competição é uma maneira de testar seus conhecimentos na prática. Pessoas de diferentes academias se encontram, lutam e formam amizades em comum. É fantástico competir, porém ninguém é obrigado isso. Somente se você gosta de adrenalina. Mas apesar de não ser obrigado a não presença constante pode atrapalhar ou inviabilizar sua graduação, principalmente aos níveis professor (Imagine ter um título de professor e ter experiência zero em uma matéria: Imagine um médico que se formou mas faltou as aulas de anatomia, seria imoral, deixar que ele te abrisse com um bisturi faltando este conhecimento) A isso damos o nome de charlatanismo. E para manter o bom nome da nossa escola e a seriedade, levamos em conta para efeito de graduação a presença nas competições. Mas o aluno não é obrigado a competir.

Na MONTE TEAM, serei reconhecido oficialmente?

Sim, o professor Monte assina pessoalmente todos integrantes da escola sendo obrigatório a todos os alunos ser confederados e estar com seu exame de saúde em dia.