top of page

Doze dicas para manter seu kimono sempre em boas condições

Atualizado: 6 de ago. de 2021

Aproveite e saiba como tratar sua armadura.

1 – Tenha mais de um Kimono.

A quantidade de que você deve ter deve ser compatível com a quantidade de treinos semanais, mas se isso não for possível, você deve compensar mantendo sempre limpo!

2 – Kimono limpo, sinal de respeito.

Sempre treine com kimono limpo! Deve sempre se apresentar com o seu melhor. Isso demonstra respeito ao mestre, aos companheiros de treino e principalmente com você.



3 – Frequência ideal de lavagem do kimono.

Lave seu kimono após cada treino. Se não for possível (a única coisa que justifica é se estiver faltando água na sua casa) pelo menos estenda em local arejado, deixe-o aberto para que o suor evapore. O suor é acido uréico, e por isso corrosivo, e é mais inimigo do seu Kimono do que os alvejantes.

4 – Não utilizar cloro ou alvejante na lavagem.

Nunca, em hipótese nenhuma utilize alvejantes, cloro ou similares. O tecido do seu Kimono perde a resistência e fica suscetível a rasgos, pois tem sua durabilidade reduzida.

5 – Como manter os kimono sempre brancos.

Uma técnica bem interessante e muito utilizada é aplicar bicarbonato de sódio (1/2 copo americano) por kimono a ser lavado. Ele ajuda a deixá-los ainda mais brancos, sem agredir o tecido. Caso alguma mancha persistir, você pode deixar de molho com sabão em pó neutro ou utilizar uma quantidade bem pequena de produtos como Vanish e similares.

6 – Lave seu Kimono do avesso.

O atrito com a pele remove as células mortas, por isso lavando do avesso facilita que elas sejam removidas do tecido.

7 – Utilize água fria.

A água quente ajuda a fixar sujeira e manchas de sangue, além de facilitar o encolhimento do Kimono.

8 – Utilize amaciante neutro.

Você pode utilizar amaciante, de preferência neutro.

9 – Seque à sombra.

Evite secar em secadoras. Isso pode provocar o encolhimento do Kimono.Para secar pendure sempre à sombra. Evite o sol pois o calor faz com que as fibras enrijeçam e fiquem com aspecto “áspero”. Além disso ele irá encolher com maior facilidade e limitará seus movimentos.

10 – Como manter limpos os Kimono quando treinar todos os dias.

Se você treina mais de 2 vezes por semana, tenha no mínimo 2 Kimonos e intercale a utilização.

11 – Não guarde o Kimono suado.

Nunca, mas nunca mesmo deixe seu Kimono sujo, jogado em um canto de casa, no porta-malas do carro, ou então dentro da sua mochila de treino. Além de estragar o tecido, será uma festa para as bactérias.

12 – Como fixar os patchs e emblemas.

Fixe somente patchs e emblemas permitidos por seu Dojo. Nunca utilize cola para fixar os patchs, sempre costure. Além de mais seguro e esteticamente mais bonito, não agride e nem estraga o tecido.


Wellington Monte

Dica: Entre em contato e venha fazer parte do nosso sonho.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page